terça-feira, 31 de maio de 2011

Uma lição de inglês por dia: Como usar ‘if’ em conditional sentences

If i won the lottery, I would...

Em inglês existem 4 formas para fazer conditional sentences usando o if. Aqui estão como:

0 Conditional – é usado para factos científicos ou outros factos verídicos em geral. If pode ser substituido por when.
If you boil water to 100°C, it boils.
When you boil water to 100°C, it boils.

1st Conditional – é usado com will/can + verbo base para um acontecimento provável no futuro.
If you study hard, your English will improve.
If I get enough sleep, I will feel better.

2nd Conditional – usa o simple past com modal + verbo base para factos imaginados, impossiveis de acontecer ou situações irreais. 
If I won the lottery, I would buy a plane. 
If you met Johnny Depp, what would you ask him?

3rd Conditional – deve usar-se o past perfect com modal + have + past participle. É normalmente usado para expressar um arrependimento sobre algo que não aconteceu no passado.
If I had won the lottery, I would have bought a plane.
If I had been taller, I could have played in the NBA.

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segunda-feira, 30 de maio de 2011

Uma lição de inglês por dia: Porque se diz 'Bad Hair Day'


Having a bad hair day?

Enquanto que um grande número de expressões são originárias de períodos históricos, como por exemplo o "Dia D", isto não é verdade com todas e having a bad hair day é uma dessas excepções.


Originalmente significa que o cabelo está ingovernável. Mas o uso desta expressão estendeu-se para descrever um dia em que tudo parece estar errado...

A expressão popularizou-se em 1992 no filme "Buffy The Vampire Slayer", quando a personagem Buffy (Kristy Swanson) diz para um vampiro (Paul Reubens): “I’m fine but you’re obviously having a bad hair day!”

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sábado, 28 de maio de 2011

Uma lição de inglês por dia: 'Tongue Twisters'

Estão a ver a frase, em português, "Três tristes tigres"?

Em inglês também há frases que, até mesmo para os nativos da língua, são muito difíceis de pronunciar. Contudo, são uma forma divertida para praticar a pronuncia de quem está a aprender.
Nesta lição sugerimos que pratiquem os exemplos de tongue twisters em voz alta. Em vez de se concentrarem na velocidade, tentem dizer devagar, mas correctamente.

Aqui estão alguns exemplos de tongue twisters

- Nine nice night nurses nursing nicely.
- Three gray geese in the green grass grazing. Gray were the geese and green was the grass.
- Sam's shop stocks short spotted socks
- Long legged ladies last longer.
- Red lorry, yellow lorry, red lorry, yellow lorry Peter Piper picked a peck of pickled pepper.
- Did Peter Piper pick a peck of pickled pepper? If Peter Piper picked a peck of pickled pepper, where's the peck of pickled pepper Peter Piper picked?
- She sells sea-shells on the sea shore.
- Cheap ship trip.
- We surely shall see the sun shine soon.
- Twelve twins twirled twelve twigs.
- The two-twenty-two train tore through the tunnel.

Se lido já é bom vamos à boleia do British Council ouvir aqui mais 3 exemplos. Cliquem no link e tentem pronunciar!
1. Dust is a disc's worst enemy.
2. Two tiny tigers took two taxis to town.
3. No need to light a night light on a night like tonight.

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sexta-feira, 27 de maio de 2011

Uma lição de inglês por dia: 'Phrasal Verbs' usando o 'Take'

Jonh decided to take up the violin.

Take é usado em muitos phrasal verbs. Nesta lição mostramos várias formas como o verbo pode ser usado. Futuramente voltaremos a este tema com novos exemplos, mas por hoje sugerimos que tentem memorizar os que se seguem. 

Take up - para começar ou iniciar um novo hobby.
He took up jogging after his doctor advised him to get some exercise.
He took jogging up after his doctor told him to get some exercise.

Take out – para remover algo para fora.
Take out the rubbish when you leave.
Take the rubbish out when you leave.

Take in – para perceber ou compreender algo.
Sarah couldn’t take in all the information at the meeting.

Take after – para referir uma personalidade ou atributo de um familiar.
In my family, I take after my mother. We have the same eyes and nose.

Take back (something) – para fazer algo.
Could you take this book back to the library for me?
Could you take back this book to the library for me?

Take off (something) – para remover algo, normalmente roupa ou acessórios.
In Japan people take off their shoes when they enter a house.
In Japan people take their shoes off when they enter a house.

Take on – para contratar ou empregar alguém.
The restaurant takes on extra staff in the summer.

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quinta-feira, 26 de maio de 2011

Uma lição de inglês por dia: Quando usar 'a' e 'an'

Cambridge is a university or an university?

Provavelmente todos se lembram de ter aprendido na escola que an deve ser usado quando se segue uma palavra que começa por uma vogal (a, e, i, o, u)
a deve ser seguida por uma palavra que começa por uma consoante:
an elephant
a car

Infelizmente, lamentamos desapontar, mas... nem sempre é verdade!

O uso de a ou an depende de como a palavra que se segue é pronunciada e não como é escrita.
Por exemplo, o U em university é pronunciada com um longo 'u', que soa como um ‘yew’ e é escrita como j no alfabeto fonético. Assim, apesar de university começar por uma vogar, não é pronunciada como vogal e por essa razão diz-se ‘a university’.
O U em umbrella é pronunciado como uma vogal ( Λ usando o alfabeto fonético) e por essa razão usamos ‘an’. Diz-se ‘an umbrella’.

Esta regra também se aplica no uso de consoantes.
A palavra hour tem um h que é pronunciado de forma muito leve e por isso diz-se ‘an hour’.
Se, por outro lado, o h for pronunciado de forma mais forte, como em house, usamos 'a' (a house).

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quarta-feira, 25 de maio de 2011

Uma lição de inglês por dia: 'Every Cloud has a Silver Lining'

Every Cloud has a Silver Lining

Every cloud has a silver lining significa que nunca nos devemos sentir desencorajados com as dificuldades pois são apenas passageiras e levam-nos a dia melhores. Os dias dificeis e as dificuldades são comparados às nuvens negras que passam por cima de nós e bloqueiam o Sol. Quando olhamos com mais atenção para os limites de todas as nuvens, podemos ver que o Sol brilha como um revestimento prateado (silver lining).

Exemplos:
I found a new job after losing my last one and I like this one more. You see, every cloud does have a silver lining.
Don't be unhappy that your boyfriend broke up with you, every cloud has a silver lining.

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Cursos de Inglês em Londres

Londres é a cidade escolhida de hoje para que ficar a conhecer um pouco melhor um dos destinos onde pode fazer um curso de inglês no estrangeiro.


Londres é a cidade mais cosmopolita da Europa. As suas atracções são diversificadas e variadas. Na cidade que nunca dorme, os Museus e as Galerias são reconhecidos mundialmente. Por isso, é obrigatória a visita, ao Museu de História Natural, ao “Victoria & Albert Museum, Museu da Ciência e à Galeria Tate Modem. A noite pode ser enriquecida com as salas de espectáculos do Royal Festival Hall ou com a arte de representar e dançar, num dos Teatros da cidade com arquitectura singular, com os famosos musicais como o “Fantasma da Ópera”, “Dirty Dancing”, “Billy Elliot”, “Mamma Mia” e muitos outros.



Os mercados de Notting Hill ou Canden Town são uns dos cartões de visita da cidade, onde se respira tradição, cultura e excentricidade. Quem prefere fazer compras pode optar pelas lojas representadas na Oxford Street, na New Bond Street, King´s Road, pelos Armazéns Selfridges ou pelo famoso Harrods. Toda a cidade é coberta por uma eficiente rede de transportes públicos, o que facilita a deslocação para os locais de interesse.

O Rio Tamisa é parte integrante da dinâmica da cidade, o qual pode ser navegado para apreciar a beleza panorâmica, ou para algo mais específico, como um jantar ou festa.

São inúmeros os Parques que envolvem a cidade com os seus espaços verdes – os Kew Gardens são considerados património mundial, Hampton Court Palace, Richmond Park, Hyde Park , St James Park e Regent Park. É no verão que estes parques ganham verdadeira dinâmica e vida, onde podemos fazer ou assistir aos mais diversos desportos ao ar livre ou apreciar e observar a diversidade da vida selvagem.

A Roda Panorâmica do Olho de Londres, o Palácio de Buckingham, o Big Ben ou a London Bridge são outras das atracções turísticas da capital. Ao atravessar a Millenium Bridge é possível observar espectáculos de rua em que os protagonistas são os mais variadíssimos talentos. A nível gastronómico, é fácil de encontrar locais para todos os orçamentos, os bares e os Pubs de comes e bebes em Clerkenwell são uma boa opção.

A capital britânica vai ser palco de diversos pontos altos durante o ano de 2011, a 26 de Março, pode assistir das margens do Rio Tamisa à competição ancestral de remo, de sete quilómetros, disputada entre as equipas das universidades de Oxford e Cambridge. A Maratona de Londres, acontecerá a 17 de Abril e poderá juntar cerca de trinta mil pessoas, entre o Parque de Greenwich e o Palácio de Buckingham. O mundialmente famoso Torneio de Wimbledon em ténis, terá lugar entre 20 de Junho e 3 de Julho. A Royal Ascot, a mais mítica corrida de cavalos de Inglaterra, terá lugar em Junho e é apadrinhada pela família real e aristocracia inglesa. No final de mês de Agosto, entre os dias 28 e 29, decorre o Carnaval de Notting Hill, no famoso bairro inglês com o mesmo nome e une milhares de pessoas em grande folia.

Por todas estes motivos de interesse “Welcome to London”, a cidade da Europa que garante a singularidade e diversidade cultural.

Vamos à boleia da HostelWorld ficar a saber quais as 10 coisas a não perder em Londres:


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terça-feira, 24 de maio de 2011

Uma lição de inglês por dia: Qual a diferença entre Wake Up e Get Up?

Nesta situação diz-se get up ou wake up?

As duas expressões get up  e wake up são muito semelhantes, mas têm usos diferentes.

Quando o despertador toca, de manhã, acordamos  e podemos usar wake up porque deixamos de estar a dormir. No entanto, nem sempre saímos logo da cama...
Usamos get up quando nos levantamos e finalmente saímos da cama.

Exemplo: 
I  wake up at 7am, but i don't get up until 7:30.

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segunda-feira, 23 de maio de 2011

Uma lição de inglês por dia: Como usar "It's" e "Its"

It's confusing, or its confusing?

Sabe quando devemos usar it's e its?

It's
É sempre usada como uma forma abreviada de it is. Exemplo:
It’s a red umbrella.

No inglês casual/informal it's é também usado em vez de it has. Exemplo: 
It's got a hole in it.


Its
Its é um pronome possessivo como her ou him, ou seja, indica posse. Exemplo:
The dog used its mouth to open the door.


Pistas:
Quando ficar confuso sobre a utilização de it's, use it is em vez de it's e veja se a frase faz sentido ou parece estranha. Se parecer bem, provavelmente é porque está bem.
Quando não tem a certeza sobre a utilização de its, experimente substituir por his ou por her. Novamente, se gramaticalmente parecer bem, é porque provavelmente está bem.

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sábado, 21 de maio de 2011

Uma lição de inglês por dia: Como usar 'Whose' e 'who's'

"Who's awesome?" ou "Whose awesome?"
Qual das duas frases está correcta?

Who's é a forma abreviada de who is, e significa em português "quem é". É usado em perguntas. Exemplo:
"Who's that gorgeous girl in the next row?"

Whose refere-se à pessoa a quem pertence algo ou, dito por outra forma, indica posse de algo por parte de alguém. Deve ser sempre seguido por um nome. Exemplo:
"Paul, whose eyes are red, hasn’t slept much all holiday."

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sexta-feira, 20 de maio de 2011

Uma lição de inglês por dia: Qual a diferença entre Look, See e Watch

To look, to see or to watch?

O uso dos verbos 'Look', 'see' e 'watch' pode, facilmente, causar alguma confusão, uma vez que todas as palavras estão relacionadas com a acção dos nossos olhos. A diferença entre os 3 verbos pode ser explicada como de seguida... See if you can undertand!

Look
Usa-se quando olhamos para algo por uma razão/com uma intenção. Exemplos: 
Look at that strange man.
Look at the pictures I took on holiday.

See
Usamos quando olhamos para algo que surge sem estarmos à espera/sem intenção. Exemplos:
Did you see that bird? – I wasn’t looking for it, it just appeared.
I saw you driving to work today.

Watch
Quando olhamos para algo cuidadosamente, normalmente para alguma coisa que está em movimento. Exemplos:
(Watch TV) The TV doesn’t move, but you watch the moving images carefully.
Watch here you are going! You almost stepped on my foot!


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quinta-feira, 19 de maio de 2011

Uma lição de inglês por dia: Verbo Make


Make é um dos verbos mais usados e também dos mais úteis em inglês. Pode ser usado em várias expressões e acções, tal como as que mostramos em baixo. Estas são formas habituais de usar o verbo Make:

make a mess - 'if you make a mess in your room, you will have to clean it your self'.
make time - 'I'm very busy, but i'll try and make time to see you this afternoon.'
make a mistake - 'Clint made a lot of mistakes on his homework and his teacher got  angry.'
make money - 'Being an English teacher is not a good way to make money!'
make plans - 'We need to make some holiday plans before it's too late.'
make dinner - 'What do you want me to make for dinner tonight?'
make a noise - 'Try not to make too much noise, or you will wake the baby.'
make the bed -'Don't forget to make your bed before you go to school.'
make a (telephone) call - 'Hang on. I need to make a quick call.'
make sure/certain - ' Make sure you lock the door when you leave.'
make a decision - 'I want you to make a decision on what we should do this weekend'.
make believe - (to pretend or imagine) 'The kids were making believe they were cowboys and indians.'


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quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cursos de inglês em Dublin

Hoje à noite FCPorto e SCBraga jogam a final da Liga Europa em Dublin, por isso, e apenas por um dia, Dublin é a capital portuguesa fora de Portugal!


Dublin é a cidade escolhida de hoje para que ficar a conhecer um pouco melhor um dos destinos onde pode fazer um curso de inglês no estrangeiro.

Capital da Irlanda, tem atraído investimento de celebridades e de estrelas pop, como Bono dos U2 que é possuidor do Hotel Clarence. Outro sítio a destacar é o bar Central Hotel Library, um espaço repleto de ambiente e de livros.
A cidade é dividida pelo Rio Liffey.
O Museu Guinness Storehouse é uma atração interessante e ficará a saber como é feita a tão famosa cerveja preta.
É importante a visita à National Gallery of Ireland, onde poderá observar uma vasta coleção de obras de arte irlandesas e europeias.
Dublin faz jus aos seus escritores famosos como Bram Stoker, o autor de Drácula, Oscar Wilde e muitos outros com palestras e peças encenadas reavivando a riqueza literária irlandesa.
Uma altura interessante para visitar Dublin é em março aquando do dia de St. Patrick. Esta celebração anual é o acontecimento central de um festival de cinco dias.


Vamos à boleia da HostelWorld ficar a saber quais as 10 coisas a não perder em Dublin:




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Uma lição de inglês por dia: Discordar Educadamente


Todos conhecemos a educação polite dos ingleses que está presente na forma como se expressam diariamente.
Hoje deixámos a gramática para a próxima aula e ensinamos o lado mais prático da língua inglesa: como discordar de forma educada ou, dizendo de outra forma, sem ofender ninguém. (à boa maneira inglesa!)

Há muitas formas de expressar desacordo, seria impossível descreve-las todas, mas aqui estão as 8 mais usadas:
1. You must be joking!
2. You can’t be serious!
3. Yes, but don’t you think that…?
4. Perhaps, but I can’t help thinking that…
5. I take your point, but that’s not the way I see it.
6. True, but I’m afraid I disagree (with)…
7. I see what you mean but I’m not at all convinced that…
8. There may be some truth in what you say but don’t you think it’s more a question of....

Nunca é demais memorizar as 8 porque podem vir a dar jeito na próxima viagem a Inglaterra, num futuro curso de inglês em Londres, por exemplo, ou até mesmo no dia-a-dia em bom português!

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terça-feira, 17 de maio de 2011

Uma lição de inglês por dia: Question Tags

This is a large question mark, isn't it?

Question Tags são frequentemente usadas no inglês falado. É dada uma entoação crescente para monstrar que é uma pergunta, ou é dada uma entoação decrescente para monstrar que quem faz a pergunta apenas procura a confirmação por parte da pessoa a quem a pergunta é dirigida.

As Question Tags são formadas assim:
It is raining, isn't it? Esta é uma Question Tag negativa (a Tag é a parte da frase depois da virgula: ‘isn't it’)
It is not raining, is it? Esta é uma Tag positiva.
O mais importante a reter é que o verbo auxiliar na frase 'It is raining,..' deverá ser alterado para a sua forma oposta na Tag: 'isn't, it?'

Aqui estão alguns exemplos de formas opostas de verbos auxiliares:
will→ won't                         should → shouldn't
do → don't                          have → haven't
does → doesn't                    can → can't                         
am → aren't
are → aren't
must → musn't

Exemplos de Tags positivas:
Your father doesn't work in a bank, does he?
They aren't from Spain, are they?
Penguins can't fly, can they?

Exemplos de Tags negativas:
His name is Mike, isn't it?
You have finished, haven't you?
He will come, won't he?


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segunda-feira, 16 de maio de 2011

Uma lição de inglês por dia: Affect vs.Effect

Affect é um verbo, contudo também pode ser usado como um nome raramente.Effect pode ser usado tanto como verbo como nome, o que pode fazer alguma confusão.
Tente usá-las como explicamos de seguida:

Effect (nome)

Referente a algo que aconteceu. Exemplo:
'Watching his favourite team lose had little effect on Julian'.

Effect (verbo)

Referente a uma mudança. Exemplo:
'We will effect changes to business policies from next year'.

Affect (verbo)

Refere-se quando se produz um efeito sobre algo/alguém. Exemplo:
'Jeremy quitting smoking didn't affect the way Emma felt about him'.



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domingo, 15 de maio de 2011

Uma lição de inglês por dia: Less V's Fewer

Less hair than I used to have.


Usamos less para nomes que não são possíveis de contabilizar:
"less sugar, less hair, less time"
Fewer é usado apenas para o plural e para nomes que são possíveis de contabilizar:
"fewer people, fewer cars, fewer shops"


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