O Primeiro Dia

Dia 0, Domingo. Cheguei ao destino. E agora?
O dia da chegada a um destino onde tudo é diferente, desde a língua aos hábitos e costumes, é muito importante para que os nossos alunos comecem a se adaptar ao novo país e a experiência de estudar no estrangeiro corra bem logo desde o início.
Para chegar ao alojamento os alunos podem optar pelo transfer reservado pela VidaEdu ou ir pelos próprios meios. Se a opção for a primeira, basta indicar no momento da inscrição e tudo será organizado. Se a decisão for começar a viver autonomamente a experiência logo desde a chegada, recomendamos que o aluno leve consigo informação detalhada sobre o alojamento, previamente fornecida pela VidaEdu, assim como um plano de viagem.
No alojamento está o staff da Residência, a família anfitriã ou o professor, conforme o tipo de alojamento escolhido, para acolher os alunos.


Dia 1, Segunda-feira. O primeiro dia na escola.
O primeiro dia na escola é uma grande experiência: conhecer a escola, o diretor e restante staff, os professores, fazer o teste de reconhecimento do nível da língua, conhecer os outros alunos e a nova cidade… É um dia cheio!

Chegada à escola
Bem-vindo à nossa Escola! Queremos que os nossos alunos se sintam em casa desde o primeiro momento. O primeiro dia é sempre bastante ocupado, por isso, é importante que os alunos cheguem à escola às 8h00.
Começam por ser recebidos pelo staff da escola que dá as boas-vindas e as primeiras explicações sobre as informações académicas e sociais enquanto fazem uma visita guiada pelas salas de aula, de computadores e de convívio, sem esquecer a cafetaria e outros espaços.
Para que os alunos fiquem totalmente familiarizados com a escola, o staff faz a sua apresentação, assim como os novos colegas de curso.

Teste de reconhecimento do nível de língua
Após as boas-vindas, os novos alunos fazem um teste para avaliar os seus conhecimentos de escrita, leitura e oralidade na língua. O resultado vai definir o nível linguístico, ou seja, vai definir a turma onde cada aluno fica colocado para continuar a progredir a partir do nível em que está.
Depois do teste, assistem a uma sessão de esclarecimento e orientação sobre o curso e com informações úteis para explorar e apreciar a cidade.
De acordo com os resultados do teste, os alunos são informados do horário e é facultado o material de estudo do curso.
Os coordenadores da escola estão sempre disponíveis para auxiliar e orientar os alunos em qualquer questão ou em qualquer situação.

Evento de boas-vindas
Ainda no primeiro dia, convidamos os alunos a participarem no evento de receção de boas-vindas, que tem lugar na sala de convívio da escola ou noutro local.
Os alunos têm também a oportunidade de conhecer a nova cidade com a ajuda da equipa de atividades ou dos novos colegas de curso.
Esta é uma excelente oportunidade para começar a praticar a língua e conhecer os colegas de toda a parte do Mundo.
Agora é só viver toda a experiência de estudar no estrangeiro!
Notas:
Este é um exemplo de como decorrerá o seu primeiro dia. Naturalmente, que ele pode diferir conforme as orientações do staff responsável da escola.
Todas as iniciativas de boas-vindas são aconselháveis para se ambientar com mais facilidade à escola e aos colegas de curso, mas não são obrigatórias.